MANDIOCULTURA – Projeto já abrange 1.500 hectares e 650 produtores
Além do entorno de Porto Velho, o projeto chegou aos distritos de União Bandeirantes, Calama, Nova Califórnia, Extrema e Jacy Paraná

Por Comdecom
Publicado 24/09/2019
A A

Tratores da Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento estão em atividade constante na zona rural no entorno de Porto Velho e nos distritos de União Bandeirantes, Calama, Nova Califórnia, Extrema e Jacy Paraná, fazendo serviços de gradagem de solo, primeira etapa da preparação para o plantio de mandioca. Conforme o responsável pelo processo de mecanização, Francisco Negreiros, a Semagric já fez 3.750 horas/máquina, cobrindo cerca de 1.500 hectares. O objetivo é chegar a no mínimo dois mil hectares antes que a temporada de chuvas se intensifique.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luis Cláudio Pereira, disse que aproximadamente 650 produtores que se enquadram no modelo de agricultura familiar estão com áreas prontas para a segunda etapa, que é a correção do solo através da aplicação de calcário.

“Agora vamos colocar em campo nossa equipe de agrônomos, que vão orientar como fazer corretamente a distribuição do calcário e o plantio das manivas (mudas de mandioca)”, disse Luiz Cláudio, lembrando que a Semagric também oferece aos inscritos o transporte gratuito de calcário.

O objetivo do projeto de incentivo ao plantio de mandioca é de, pelo menos, triplicar a produção atual e com isso garantir matéria prima para a instalação de agroindústria de fécula, melhorando o ganho dos produtores rurais e alimentar as pequenas farinheiras já existentes em diversas comunidades.

“Trata-se de um programa que trará resultados a médio prazo e envolve famílias de produtores da agricultura familiar. Nossos técnicos estão empenhados em disseminar técnicas de plantio, de boas práticas de manejo e até menos assistência no momento da comercialização”, concluiu o secretário Luiz Cláudio.

Fonte: Comdecom