Dia de campo de açaí acontece dia 8 de novembro em Porto Velho
Segundo dados de levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2018), o Brasil tem cerca de 200 mil hectares ocupados por açaí

Por Embrapa
Publicado 21/10/2019
A A

O açaí será tema de Dia de Campo que acontecerá dia 8 de novembro, a partir das 8h30, na Agroindústria de Polpa de Frutas da Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU), localizada na rodovia BR 364, km 107, sentido Porto velho a Rio Branco, linha 105, km 01, Distrito de Novo Mutum Paraná. O evento é gratuito e irá apresentar aos produtores, técnicos, estudantes e demais interessados o sistema tecnificado de produção de açaí, com foco no aumento da produtividade e profissionalização da atividade. Na ocasião, a COOPPROJIRAU fará a inauguração oficial da agroindústria de açaí, que fica na mesma área.

No evento, realizado pela Embrapa, Energia Sustentável do Brasil (ESBR) e parceiros, os participantes terão acesso a conhecimentos sobre manejo da lavoura, irrigação, beneficiamento, mercado e comercialização. Segundo o engenheiro agrônomo da Embrapa Rondônia, Davi Oliveira, há um aumento crescente de cultivos comerciais, mas ainda prevalece o tradicional extrativismo florestal do açaí. Ele destaca a publicação do sistema de produção de açaí: Cultivo do açaizeiro (Euterpe oleracea Martius) no Noroeste do Brasil,  lançado pela Embrapa em 2018 e que traz todas as práticas recomendadas para o cultivo da espécie no estado de Rondônia e região, desde a escolha da área até aspectos inerentes à comercialização. “É um material rico em informações para a consulta de profissionais e produtores rurais que desejam entrar na atividade, haja vista que a elevada demanda pela polpa do fruto configura-se em interessante oportunidade de negócios”, destaca Oliveira.

Açaí em números 

Segundo dados de levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2018), o Brasil tem cerca de 200 mil hectares ocupados por açaí, e mais de 98% desta área estão localizados na Região Norte. Em termos de quantidade, a produção nacional do fruto é de aproximadamente 1,5 milhão de toneladas por ano, considerando-se áreas plantadas e extrativismo.

Os maiores estados produtores são o Pará e o Amazonas, que juntos somam mais de 95% da produção nacional. Já Rondônia ocupa a quarta colocação e sua produção está localizada, principalmente, no nordeste do estado (vale do Rio Machado), ao norte (vale do Rio Jamari) e a oeste e noroeste do estado (vale dos rios Guaporé, Mamoré e Madeira).

Parcerias

O Dia de Campo de Açaí é uma realização da Embrapa Rondônia e (ESBR), por meio de projeto que busca promover o desenvolvimento sustentável da agropecuária para toda a região do entorno da Usina Hidrelétrica Jirau e para o estado de Rondônia. Conta também com o apoio da COOPPROJIRAU, da Subsecretaria de Agricultura e Abastecimento de Porto Velho (Semagric) e da Emater-RO.

Este evento também faz parte do Projeto Integrado para a Produção e Manejo Sustentável do Bioma Amazônia, financiado pelo Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Por meio do projeto Tecnologias Sustentáveis para o Fortalecimento da Fruticultura na Amazônia, são realizadas diversas atividades de capacitação e sensibilização de técnicos e agricultores familiares de Rondônia e de outros estados da Região.

Fonte: Embrapa