Escolas realizam atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra em Rolim de Moura
A celebração relembra a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade.

Publicado 21/11/2019
A A
Fotos: Rolim Notícias

Em Rolim de Moura (RO), na tarde quarta-feira, dia 20, aconteceu no Teatro Municipal Francisca Veronica de Carvalho, várias apresentações alusivas ao dia da “Consciência Negra”, realizada por estudantes de Rolim de Moura e região.
Os alunos realizaram diversas atividades como; recreações, danças e outras atividades envolvendo todos os presentes. 

De acordo com a Coordenadora Regional de Educação, Adriana de Almeida, MOAFRO (Mostra Cultural Afro-Brasileira Das Escolas Estaduais), surgiu a oito anos, então a Coordenadoria Regional dentro de Rolim de Moura desde que surgiu o MOAFRO vem seguindo o cronograma,  pois o  MOAFRO finaliza todas as apresentações voltadas para o dia da Consciência Negra, mostrando os costumes africanos, comidas típicas, danças, vestimentas, pinturas feitas por artistas negros, atividades realizadas pelos alunos da rede estadual. 

Segundo Adriana diversas escolas participaram das atividades, Nova Brasilândia do Oeste, Santa Luzia do Oeste e de Rolim de Moura, atividades essas que foram trabalhadas durante o mês e a última semana dentro das salas de aulas. 

O Dia da Consciência Negra é comemorado em todo território nacional. Esta data foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro Zumbi, que lutou contra a escravidão no Nordeste.

A celebração relembra a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade. Afinal, as gerações de afro-brasileiros que sucederam a época de escravidão sofreram (e ainda sofrem) diversos níveis de preconceito.
A data foi estabelecida pelo projeto Lei n.º 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, somente em 2011 a lei foi sancionada (Lei 12.519/2011) pela então presidente Dilma Rousseff.

A criação de um dia comemorativo da Consciência Negra é uma forma de lembrar a importância de valorizar um povo que contribuiu para o desenvolvimento da cultura brasileira.

No dia 9 de janeiro de 2003, a Lei Federal 10.639 instituiu o "Dia Nacional da Consciência Negra", no calendário escolar. Desta maneira, o ensino da cultura afro-brasileira passou a fazer parte do currículo escolar em todo o país.
 

 

Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias