Rondônia conquista a segunda e a quinta colocações na premiação nacional do Café em Belo Horizonte
Rondônia alcança liderança na produção nacional do café

Publicado 25/11/2019
A A
Dione Mendes Bento (segunda colocação nacional) e Wilson Nakodah Suruí (quinta colocação nacional).

Rondônia conquistou a segunda e a quinta melhores colocações na premiação nacional de cafés da espécie canéfora (robusta e conilon) no Coffee of the Year 2019, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

Dois rondonienses se destacaram na premiação nacional do Café entre os 30 finalistas: Dione Mendes Bento (segunda colocação nacional) e Wilson Nakodah Suruí (quinta colocação nacional).

O apoio institucional do Governo de Rondônia junto aos produtores de café, através das ações da Secretaria da Agricultura e Emater produz frutos de sucesso e reconhecimento e o resultado mostra a dedicação e amor dos produtores à cafeicultura de Rondônia.

O resultado da premiação também demonstra que a cafeicultura de Rondônia chegou a um patamar de respeitabilidade pelos fatores plural, inclusiva, diversificada, genuína e com qualidade reconhecida nacionalmente.

O Estado de Rondônia é o quinto maior produtor de café do país e está entre os três maiores produtores da espécie canéfora (Robusta e Conilon). É importante sabermos do grande potencial de Rondônia no processo de produção de Robustas especiais ou finos. Robusta e Conilon possuem fatores de plantas, frutos e propriedades organolépticas – cor, sabor e aroma que os diferenciam, mesmo que sejam aparentemente semelhantes.

Fonte: divulgação