OUÇA O ÁUDIO: Vice-Governador de RO diz; quem manda nos municípios é os prefeitos e no Estado é o Estado e ainda orienta a população fazer automedicação contra covid-19, que é proibido
A doença, para a qual ainda não se tem vacina e as medidas preventivas mais recomendadas são a higienização frequente das mãos e o isolamento e não a automedicação.

Publicado 03/07/2020
Atualizado 03/07/2020
A A

Vice-governador Zé Jodan, nesta sexta-feira, dia 03, usou as redes sociais para se pronunciar e disse que o governador é contra o fechamento dos comércios.

Eu converso com o governador Marcos Rocha, todos os dias e diz, “ele é contra fechar o comércio, perdermos o emprego e se posicionou muito firme aí, ele toma as decisões alinhadas com Ministério Público Federal, Estadual, Tribunal de Contas e nós não vimos até o presente momento provas de corrupção neste governo. Então é muito fácil num momento deste colocar situações que as vezes falta com a verdade”, destaca o Zé Jodan.

Ele também diz ser contra o fechamento dos comércios, mas que existem ordens judiciais, reuniões judicializadas e pessoas que não querem que este Governo e que o Presidente Bolsonaro e que o País tenha sucesso, porém existem os comunistas e ressalta, “hoje no país só temos dois partidos, direita e esquerda, não tem meio termo e quem não concorda com verdade é comunista, quem concorda com verdade, ele é da direita e pronto”, diz Vice-governador.

O Vice-governador, ainda orienta população a fazer automedicação para combater o coronavírus, sendo que a automedicação é contraindicada por médicos e especialistas da área de saúde. 

Em tempos de enfrentamento à pandemia de coronavírus, a Secretaria de Saúde tem recomendado à população que não busque medicamentos preventivos ou de tratamento da Covid-19 sem a prescrição de um profissional da área.

A doença, para a qual ainda não se tem vacina e as medidas preventivas mais recomendadas são a higienização frequente das mãos e o isolamento e não a automedicação. 

É importante destacar que há alguns riscos no uso indevido de medicações sem orientação. Existem algumas reações adversas possíveis com a hidroxicloroquina, como lesão forte na retina, problemas hepáticos, anemia e problemas cardiovasculares graves.

A automedicação pode intensificar a gravidade de enfermidades existentes ou mascarar sintomas de outras. “Em relação ao coronavírus, se a pessoa apresentar sintomas e se enquadrar nos critérios de caso suspeito estabelecidos pelo Ministério da Saúde, deve procurar o pronto-socorro mais próximo de sua casa. A avaliação de risco e das complicações decorrentes, assim como das medicações a serem utilizadas, deverá ser feita pelo médico.

 

Confira na integra a nota da Anvisa sobre Cloroquina e Hidroxicloroquina anexo em PDF: