Defensoria Pública do Estado de Rondônia realizará Ciclo de palestras do Dia da Consciência Negra

Publicado 16/11/2020
A A
FOTO: ASCOM / defensoria

A partir do próximo dia 16 de novembro, segunda-feira, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia, por meio do Centro de Estudos, do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM) e da Corregedoria-Geral da instituição, promoverá o I Ciclo de Palestras em Homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, data comemorada no dia 20 de novembro.

Ao todo serão cinco palestras que acontecerão ao longo de toda a semana, transmitidas pelo canal do Youtube da instituição, trazendo cinco convidadas especiais para tratar de temas relevantes e atuais. As palestras começaram a partir das 17 horas (horário de porto velho) e 18 horas (horário de Brasília), com exceção da palestra da quarta-feira, dia 18, que começará às 18 horas (Porto Velho) e 19 horas (Brasília).

Palestrantes e temas

Na segunda-feira, 16, acontece a palestra sobre Invisibilidade da Criança Preta na Escola, assunto que será abordado pela professora do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Porto Velho (UNIR), Rosangela Hilário. A palestrante é Pós- Doutora e Doutora em Educação – FEUSP. Líder do Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde. Pesquisa principalmente as temáticas de racismo, feminismo negro e gênero e sexualidade na formação do Professor.

Na terça-feira, 17, a parir das 17 horas, a palestra será realizada pela professora e Doutora em História, Valdenia Menegon, com o tema: Como as Mulheres Pretas Periféricas Referendam a Ancestralidade. Valdenia Menegon também é Diretora de Direitos Humanos e Formação Política da Unegro/Caxias e Diretora do Instituto Valdenia Menegon.

A terceira palestra será realizada pela advogada, Juliana Souza Pereira, na quarta-feira, a partir das 18 horas, e contará com o tema: Mulheres, direito, raça e cidade. Juliana Pereira também é Assessora Jurídico-Parlamentar na Mandata Quilombo da Deputada Estadual por São Paulo Erica Malunguinho. Vice-Presidente da Comissão Estadual da Jovem Advocacia da OAB/SP. Coordenadora do Núcleo de Ações Antidiscriminatórias e Diversidade do Grupo Prerrogativas.

No dia 19, a partir das 17 horas, acontece a penúltima palestra do evento, com a presença da advogada Silvia Souza, com o tema: Branquitude e Privilégios. Silvia Souza é especialista em Direitos Humanos, Diversidade e Violências – UFABC. Membra e articuladora política da Coalizão Negra por Direitos no Congresso Nacional. Membra colaboradora da Educafro - Educação e cidadania de afrodescendentes e carentes.

E para fechar com chave de ouro, a última palestra na sexta-feira, 20, será realizada pela Advogada, Membra do Grupo de Pesquisa Abayomi Juristas Negras de Pernambuco, Patrícia Oliveira, que abordará o tema: Representatividade X Visibilidade nos Espaços de Poder.

Dia 20 de novembro

Dia 20 de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra, sendo oficialmente instituído no âmbito nacional em 2011, pela Lei nº 12.519. A data foi escolhida em virtude da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, no ano de 1695, que lutou pela libertação da população contra o sistema escravista, tornando-se símbolo da resistência negra no Brasil.

Fonte: Assessoria de Imprensa