Gata 'vota' com dono durante 2º turno das eleições em Porto Velho
Babalu acompanhou dono até a cabine de votação e saiu no colo dele, segundo mesária. Segundo turno acontece neste domingo (29).

Por G1 RO
Publicado 29/11/2020
A A

Uma gatinha resolveu "votar" com o dono em Porto Velho na manhã deste domingo (29), dia que ocorre o segundo turno das eleições municipais. Babalu, como é chamada, acompanhou seu humano até a cabine de votação e surpreendeu os mesários da seção.

"Diz ele (dono) que ela entrou no carro, que segue ele para tudo quanto é canto. Não estava acreditando, pois achei que fosse um gatinho aleatório. Ela é super dócil", contou a mesária Mariane Rocha Moraes.

O "papai" de Babalu, identificado como Manoel Lino de Moraes, foi um dos primeiros a votar na escola João Ribeiro, na Zona Leste da capital, segundo Mariane. Os candidatos Cristiane Lopes (PP) e Hildon Chaves (PSDB) disputam o segundo turno.

"Só nós (mesários) vimos. E ela saiu no colinho dele", lembrou Mariane.

No total, 333.031 eleitores portovelhenses voltam às urnas neste domingo (29) para o segundo turno das eleições municipais na capital. A cidade conta com 134 locais de votação e 1518 seções. Ao todo, são:

3.159 mesários;
a maioria são mulheres: grupo representa 52,3% do eleitorado;
quase metade do eleitorado tem entre 25 e 44 anos; e
27 eleitores têm mais de 100 anos e 91 com idades entre 95 e 99 anos.
As adaptações no primeiro turno, para a prevenção da Covid-19, ainda estão valendo. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforça que é preciso ficar atento a sintomas. Portanto, se o eleitor apresentar febre, não deve sair de casa.

Mesmo que o eleitor tenha faltado no dia 15, pode votar neste domingo — basta comparecer à seção eleitoral.

Os prefeitáveis

Dos 15 candidatos que disputaram a prefeitura de Porto Velho, seguem no páreo o atual prefeito, Hildon Chaves (PSDB), e a vereadora Cristiane Lopes (PP).

Hildon de Lima Chaves, de 52 anos, é natural do Recife. Concluiu o curso de direito em 1992, no Paraná, e foi aprovado no concurso de promotor do Ministério Público de Rondônia (MP-RO). Em 2013, deixou a carreira no MP para se dedicar às empresas do ramo educacional da família. Em 2016, foi candidato a prefeito de Porto Velho e venceu no segundo turno.

Natural de Porto Velho, Cristiane Lopes tem 37 anos, é casada e atualmente atua como vereadora. A candidata foi eleita vereadora em 2016, disputou o cargo de deputada nas eleições 2018, quando ficou como suplente, e concorre pela primeira vez à prefeitura da capital.

 

Fonte: G1 RO