Governo de Rondônia destacou a piscicultura para outras regiões do Brasil com transmissão do Festival Nacional do Tambaqui
Transmissão do Festival Nacional do Tambaqui durou cerca de três horas com imagens do evento em outros estados

Publicado 21/09/2021
Atualizado 21/09/2021
A A

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), promoveu durante o “II Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia”, uma transmissão exclusiva do evento que aconteceu no estacionamento Pirarucu do Palácio Rio Madeira (PRM), no domingo (19). A transmissão foi exibida por meio das páginas oficiais, contando com a participação de vários profissionais.

Foi a primeira vez que a Secom transmitiu um evento nesta magnitude, com duração total de três horas, mostrando a importância e a diversidade de um dos peixes mais consumidos da Amazônia e o mais produzido em cativeiro no Estado de Rondônia. Além disso, a transmissão foi feita com acessibilidade para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A Superintendência de Comunicação atua diretamente na produção de textos e fotos para o portal do Governo de Rondônia, além da produção de conteúdo para a web e redes sociais e desta vez, inovou com a transmissão ao vivo, marcando uma nova fase da comunicação do Governo do Estado.

Para que os ouvintes, leitores e espectadores pudessem acompanhar as informações do “II Festival do Tambaqui da Amazônia” de forma dinâmica e célere, a superintendente de Comunicação, Rosângela Silva Castelo explica que houve um caminho, além de muita dedicação dos servidores, que contribuíram de forma estratégica dentro de cada setor envolvido.

Rosângela afirma que a Secom alcança mais um grau de desenvolvimento ao incrementar novas ferramentas e avançar na questão tecnológica. “O evento foi de grande proporção, em que o Brasil e o mundo reconheceram um pouco do nosso tambaqui, cuja produção tem colocado Rondônia em destaque na produção de peixes nativos em cativeiro, sendo o maior produtor da região Norte e o terceiro colocado em produção no Brasil”, destacou.

Ainda, a superintendente cita que o “II Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia” é uma grande realidade para o Estado, sendo isto um reflexo da atenção dada pelo governador Marcos Rocha, que tem valorizado a importância da Comunicação de Governo.

A coordenadora de conteúdo da Secom, Cíntia Xavier, avalia de forma positiva a transmissão do evento, tendo como o mais importante a união e a integração entre os servidores. “Comunicação não fazemos sozinhos. É uma engrenagem onde cada peça tem sua importância”, enfatizou.

Cintia relata que o trabalho foi fruto de reuniões com representantes das Secretarias envolvidas no evento, interação com os servidores e planejamento com a equipe de jornalismo para a produção de matérias com assuntos referentes ao tema.

“Isso só foi possível pela união de esforços, principalmente entre a equipe de jornalismo e de conteúdo digital. Essa união e o auxílio entre servidores da Emater com equipamentos, foram fundamentais para que a transmissão do programa acontecesse”, diz Cíntia.

A coordenadora de Estratégia, Publicidade e Promoção da Secom, Caroline Moraes Cardoso, ressalta que o envolvimento entre a equipe foi importante para que as redes sociais do Governo do Estado estivessem funcionando durante a transmissão. “Percebemos que houve grande adesão do público durante a transmissão do evento, pelo YouTube ou Facebook, mesmo com problemas técnicos ocorridos, mas a audiência foi mantida, com a interação das pessoas no canal ou na página oficial”.

TRANSMISSÃO AO VIVO

A jornalista Marina Espíndola, que foi a apresentadora da transmissão, relata ter sido uma honra em estar no programa, entrevistando os representantes das Secretarias, o vice-governador José Jodan e os demais líderes da piscicultura do Estado. “É um momento em que a Secom se solidifica cada vez mais, ganhando mais espaço, proporcionando algo com mais qualidade. O mais importante disso, é que toda informação institucional e oficial, sai da Secom e a mais beneficiada é a população”.

O gestor da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, também parabenizou o trabalho da Secom durante o “II Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia” e afirmou que a comunicação é fundamental, sendo responsável pelo sucesso deste evento.

“Todos esses grandes eventos do Governo de Rondônia, como a Rondônia Rural Show, Concafé, Concacau e também o Festival do Tambaqui, precisam ser divulgados para que a população do Estado e todo o Brasil conheçam as ações das políticas públicas executadas, mantendo todos informados e que também possam estar presentes”, disse Padovani.