Confúcio Moura destaca importância da reciclagem para a economia do país
Em evento que tratou sobre o tema em Ariquemes, senador licenciado chamou a atenção para valorização dos catadores e falou sobre reciclagem reversa

Publicado 22/10/2021
A A

Ao participar do lançamento de duas grandes iniciativas voltadas à promoção de políticas de desenvolvimento local: o “Prêmio Prefeito Empreendedor” e o “Pacto pela Coleta Seletiva” realizado em Ariquemes, na quarta-feira (20) e quinta-feira (21) pelo Sebrae RO, em parceria com o Consórcio dos Municípios do Vale do Jamari (Cisan Central RO), o senador licenciado, Confúcio Moura (MDB/RO), destacou o encontro como de grande importância para tratar sobre a proposta de um consórcio de reciclagem de produtos degradáveis na região.

A ideia, conforme explanou o parlamentar, é tornar a proposta da reciclagem, que é feita principalmente por catadores de materiais como: papelão, latinhas, plásticos e cobre, mais valorizada e respeitada.

“Precisamos sair deste empirismo. Hoje, os catadores são, em sua maioria, pessoas pobres, que realizam este trabalho envergonhados, mas que precisam ter sua estima elevada, ganhar mais, e serem mais valorizados pelas prefeituras, empresariado, e por toda a sociedade, pois realizam uma tarefa incrível e ambientalmente sustentável de coleta seletiva”, salientou, citando ainda neste sentido como crucial, sanar a falta de equipamentos de segurança para estes trabalhadores.

 Reciclagem Reversa

Seguindo a linha de raciocínio voltada para as questões ambientais, no evento, Confúcio Moura, que também é presidente da Comissão do Meio Ambiente no Senado Federal, discorreu sobre o Projeto de Lei Projeto de Lei 4121/2020 de autoria dele sobre a Reciclagem Reversa, que trata sobre a mobilidade e logística para criar requisitos referentes ao reaproveitamento de veículos automotores.

De acordo com ele, o Projeto propõe a reutilização de carros velhos imprestáveis ou danificados, a exemplo dos que são apreendidos e ficam em depósitos dos Departamentos de Trânsito (Detran´s) gerando poluição e doenças, e outros que não podem mais serem utilizados.

“Precisamos reaproveitar os materiais destes veículos como ferros e plásticos na reciclagem. Isso gerará muito emprego e renda. Este Projeto está em andamento, e vou trabalhar seriamente para que seja aprovado, pois ele pode dar uma contribuição econômica muito grande para o país, e gerar muitos empregos”, afirmou.

 Prefeito empreendedor

 No evento, Confúcio também recordou as conquistas do Prêmio Prefeito Empreendedor durante sua gestão como chefe do Executivo de Ariquemes a exemplo da criação do Cisan, para atender a região, e do 1º Aterro Sanitário Público de Rondônia; elogiou a temática entrelaçada à questão ambiental, reforçando que o assunto de fato é relevante, uma vez que apenas 3% dos produtos recicláveis são reaproveitados, sendo o restante tendo como destino rios, lagos, igarapés e oceanos; e mencionou o combate à miséria e a fome, e os ambientais de cunho social como projetos que podem dar bons resultados e conquistar o Prêmio, observando ainda neste interim que, para isso, os modelos devem ser implantados desde o início do mandato.

Contribuições

No lançamento, o superintendente do Sebrae RO, Daniel Pereira, lembrou que Confúcio Moura foi idealizador de vários outros projetos que impulsionaram o meio ambiente e a agricultura do estado, citando como exemplo as agroindústrias e a piscicultura.

“Sem dúvidas, o multiplicador dos peixes em Rondônia foi o Confúcio, além de um dos principais pensadores das agroindústrias do estado geradas de forma competitiva. Se não fosse o ex-prefeito de Ariquemes Confúcio, também não teríamos essa ferramenta jurídica do Consórcio Intermunicipal que está gerando frutos que ainda nem conseguimos imaginar quantos são”, frisou.

O diretor do Sebrae RO Samuel Almeida complementou que as conquistas de Confúcio Moura como Prefeito Empreendedor foi um marco para Rondônia e servem como inspiração, e suas ações que seguem sua carreira política somam para a construção de um futuro melhor para todos.

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RO), Benedito Alves, na ocasião, palestrou sobre o Programa Profaz dentro da iniciativa do evento, também destacou as ações do senador licenciado, ex-prefeito, ex-deputado federal e ex-governador Confúcio Moura como fatores que ajudaram e continuam ajudando a impulsionar o estado em várias frentes.

Também participaram do lançamento: prefeitos e secretários municipais responsáveis pela gestão dos resíduos sólidos, e o líder comunitário de Cubatão/SP Sebastião Ribeiro, popular Zumbi que viaja pelo Brasil abordando de forma inspiradora as soluções sociais a problemas locais, como a questão do lixo, mostrando como é possível revolucionar o meio em que vivemos, beneficiando a toda uma comunidade.

Fonte: Assessoria