Webinar entre IFRO e a universidade da Finlândia possui 500 vagas para servidores

Por IFRO
Publicado 26/10/2021
Atualizado 26/10/2021
A A

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e a Universidade de Tampere, na Finlândia, promovem webinar com tema “Abordagens Inovadoras para a Colaboração entre Universidade e Indústria”. Marcado para ocorrer nesta quarta-feira, dia 27/10, às 7 horas (horário de RO), há vagas para 500 pessoas na sala do Zoom. São convidados gestores, coordenadores e demais servidores da instituição para o debate que engloba ações de ensino, pesquisa e extensão.

 “A participação de servidores do IFRO é muito importante, para maior discussão e encaminhamos de um plano de trabalho em conjunto”, realça o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima Júnior. Durante o evento, serão apresentados estudos de casos de programas estratégicos. “Serão compartilhadas experiências de ambas as instituições, e com o olhar de novas parcerias no futuro próximo”, completa Gilmar.

Conforme informações da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp/IFRO), o Instituto Federal de Rondônia possui uma ação direta com a instituição finlandesa, voltada para capacitação de servidores. O evento de quarta-feira é uma das atividades de integração entre as duas instituições, servindo para visualizar possibilidades de desenvolvimento de novas ações conjuntas.

Desde agosto deste ano, 13 servidores do IFRO estão na Universidade de Tampere em capacitação no Programa de Formação: Educadores do Século 21. Com três meses de duração, a ação é parte da implantação dos Centros de Inovação Tecnológica (CIT) nos campi do IFRO. Posteriormente, estão previstos outros três meses de capacitação no Brasil, orientados por pesquisadores finlandeses, quando os participantes irão aplicar metodologias em sala de aula. Finalizando o período com um Seminário de Resultados, no Brasil, com a participação de docentes das duas instituições.

O webinar será em inglês, com apoio para tradução. Serão apresentados três casos. Caso 1: Vale do Talento, com Päivi Viitaharju, Chefe do Programa de Graduação em Engenharia de Bioprodutos TAMK e Tervakoski Ltd, e Josefiina Järä, Controladora de Produtos, TAMK aluni.

Caso 2: Empresa/Hubs, Joni Ramu, Team Learning and Entrepreneurship Expert e empresa, TAMK. E Caso 3: Brasil/IFRO – Cidades Inteligentes.

Mais informações com a Propesp/IFRO: propesp@ifro.edu.br.

Fonte: IFRO