No taekwondo, mestre rondoniense é nomeado secretário-geral de Confederação Brasileira
O rondoniense é um dos grandes semeadores do taekwondo marcial no país

Por Redação
Publicado 25/11/2021
Atualizado 25/11/2021
A A
Mestre Franck Franco, secretário-geral da CBTMARCIAL (Foto: Arquivo Pessoal)

O rondoniense Franck Franco foi eleito para o cargo de secretário- geral da Confederação Brasileira de Taekwondo Marcial (CBTMARCIAL) neste fim de semana. A decisão aconteceu durante a assembléia geral extraordinária da entidade. Nela, ocorreu a eleição da nova direção até 2025.

- Estou muito feliz neste momento pelo reconhecimento de mais de 33 anos envolvido com o Taekwondo. É uma grande responsabilidade assumir um cargo de diretoria da CBTMARCIAL, uma entidade de abrangência nacional. Não medirei esforços para promover e difundir o taekwondo marcial em todo o Brasil e em especial no estado de Rondônia - revelou ao ge.globo/ro.

A função tem como objetivo as responsabilidades mais burocráticas de uma entidade, como a elaboração de atas das reuniões da diretoria ou assembleias, supervisionar a elaboração da correspondência e notificações da entidade, além de atividades relacionadas à emissão de certificados e registros de faixas pretas.

A entidade foi fundada em 2018 pelo Grão mestre Woo-Jae Lee, o principal responsável pela nascimento do taekwondo no Brasil. A ideia era resgatar a origem marcial do esporte que vinha se modernizando e mudando por conta das olimpíadas.

O presidente da entidade agora é o também Grão mestre Aroldo Martins, porém, Woo-Jae Lee continua como presidente benemérito e também responsável pelas técnicas marciais da confederação.

Após as eleições, o quadro da diretoria da confederação brasileira de taekwondo marcial ficou assim.

Presidente - Aroldo Martins
Vice Presidente - Paulo Portela
Secretário-Geral - Franck Franco
Diretor Técnico - César Pinhdo
Diretor Financeiro - Marcelo Reis.
Histórico
Mestre Franck Lopes Franco é uma referência no Taekwondo do Estado de Rondônia. Formado em Educação Física com pós graduação em treinamento desportivo, ele foi graduado 6º Dan de Taekwondo no Estado em 2017.

Foi um fundadores da Federação de Taekwondo de Rondônia (FETRON) em 2003, tornado-se presidente da entidade de 2005 a 2008, atualmente é presidente da Federação Rondoniense de Taekwondo Marcial 2021-2024 e é idealizador do Projeto Taekwondo especial que é realizado com alunos com deficiência na Associação Pestalozzi de Porto Velho desde 2015 .