Real Ariquemes é o melhor rondoniense no Ranking Nacional de Clubes de Futebol Feminino da CBF
CBF divulgou nesta sexta-feira o Ranking de Clubes e Federações de Futebol Feminino

Publicado 15/01/2022
A A

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou nesta sexta-feira o Ranking Nacional de Clubes e de Federações de Futebol Feminino da CBF de 2022.

Com 11.360 pontos, as tricampeãs do Brasileirão Feminino Neoenergia em 20221 seguem na ponta da tabela depois de uma temporada praticamente irretocável. Na vice-liderança, aparece novamente a Ferroviária com 8.952 pontos. Em 2021, as Guerreiras Grenás ficaram na terceira colocação do Brasileirão Feminino Neoenergia, garantindo assim uma vaga na CONMEBOL Libertadores de 2022.

Entre os clubes rondonienses que figuram no Ranking Nacional de Clubes 2022. O Real Ariquemes é o melhor colocado ocupando a 42ª posição com 2284 pontos. Em seguida está o Porto Velho ocupando a 75ª colocação com 708 pontos. Logo após está o Porto Clube na 81ª colocação com 456 pontos.

O ranking é estabelecido a partir de um cálculo sobre o desempenho dos clubes em competições das últimas cinco temporadas. Além da relação das equipes apresentada no Ranking Nacional de Clubes de Futebol Feminino.

Ranking Nacional de Federações 2022

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) também divulgou nesta sexta-feira o Ranking Nacional de Federações de Futebol Feminino 2022, que classifica as federações estaduais a partir da pontuação de seus filiados no Ranking Nacional de Clubes. A Federação de Futebol de Rondônia subiu para a 18ª colocação com 3448 pontos. A subida do Estado no ranking das federações era esperada em virtude do grande desempenho do Real Ariquemes na disputa do Campeonato Brasileiro Feminino Série A2, sendo eliminado nas quartas de final da competição pela Esmac-PA.

"O Real Ariquemes fez uma campanha impecável e por pouco não culminou com o acesso à elite do futebol feminino nacional. Ficaremos na expectativa por grandes campanhas tanto do Real Ariquemes quanto do Barcelona para que possamos continuar crescendo ainda mais no ranking nacional", pontuou o presidente da FFER, Heitor Costa.

Em 2022, o Estado de Rondônia será representado pelo Real Ariquemes no Campeonato Brasileiro Feminino Série A2 e pelo Barcelona na Série A3.

Fonte: FFER