Pela primeira vez o “Café Don Bento” participa da feira do agro negócio em Ji-Paraná

Publicado 25/05/2022
Atualizado 25/05/2022
A A
Foto: Ji-Paraná Noticias

O Café “Don Bento”, que é produzido de forma artesanal pela família Bento, cuja propriedade fica na Linha 10 Zona Rural do município de Cacoal, e que já tem participado de eventos nacionais, tendo conquistado o segundo lugar na categoria de Canéfora Naturais, na Semana Internacional do Café 2021, realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O nome “Dom Bento”, segundo Deigson Mendes Bento, proprietário da marca, o nome Dom é homenagem aos avós, enquanto que Bento é o sobrenome da família. O amor pela terra e pela cultura do café tem alcançado gerações. A família acumula vários prêmios pela qualidade de bebida do café, e o sítio onde vivem e cultivam café foi eleito, como sendo o mais sustentável de Rondônia.  O respeito à natureza, as tradições familiares e o zelo pelo Sítio Rio Limão são valores que eles prezam.  

O “DON BENTO”, além de expressar os sabores Gourmet do puro Robusta Amazônico, oferece um café com qualidade superior, grãos selecionados e preparados com muito esmero, para que seja apreciado por toda família. Um café com origem e identidade. 

A marca é jovem, com três anos no mercado, a 9ª Rondônia Rural Show Internacional está sendo uma vitrine para que seus proprietários possam tornar a marca conhecida nacionalmente e até internacionalmente, haja vista, que pessoas de outros países visita e interagem com a feira.

Deigson diz que o SEBRAE faz parte de sua história há 5 anos, mas foi há três anos que entrou com o processo para registro da marca, entendendo que “quem registra é dono” e hoje a marca já é garantida, pois enviam café para todo o país. Ele cita ainda que a empresa está a 10 km da cidade de Cacoal, e é aberta ao turismo, haja vista, que nos finais de semana e feriado a empresa é aberta para as pessoas conhecerem o produto, pois muitos tomam o café, mas não conhecem a história.

O Analista Técnico do SEBRAE em Rolim de Moura, Noelber Gonçalves, diz que o órgão é um parceiro do INPI, que é onde se faz o registro da marca, segundo ele, o Café “Don Bento” começou a crescer nacionalmente, por isso a importância de registrar a marca, e o Sebrae é o órgão que aproxima o agricultor, o empresário do INPI, ajudando na organização da documentação necessária até que o processo esteja em condições de ser levado para o órgão. O Sebrae também subsidia os custos para o produtor ou empresário que queira registrar a sua marca.

Foto: Ji-Paraná Noticias