Palestra sobre Cadastro Ambiental Rural movimenta o ciclo de atividades da Sedam, na Rondônia Rural Show
A palestra realizada pelo Comrar foi no estande da Sedam, para técnicos e produtores rurais

Publicado 25/05/2022
Atualizado 25/05/2022
A A

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam realizou na terça-feira, 24, o Primeiro Workshop Ambiental na 9ª Rondônia Rural Show Internacional. O objetivo foi levar conhecimento para os técnicos ambientais e agropecuários presentes na feira do agronegócio, com as informações sobre Regularização e Cadastro Ambiental Rural – CAR.

O secretário adjunto da Sedam, Demargli Farias abriu a semana de palestras traçando um panorama geral das ações do Governo de Rondônia ao meio ambiente. “A Sedam está presente nesta feira do agronegócio com o objetivo de tirar todas as dúvidas e prestar informações à população que não conhece nossos serviços. Estamos com as coordenadorias e técnicos especializados em cada setor ambiental dentro do nosso estande, para atender cada um que precisa da Sedam. Esse é o nosso propósito” explicou.

REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL 

A primeira palestra realizada pela Sedam foi sobre o Cadastro Ambiental Rural – CAR, legislação e processos ambientais de Rondônia. O Coordenador de Monitoramento e Regularização Ambiental Rural – Comrar , Geovani Marx Rosa palestrou e também abordou sobre o Programa de Regularização Ambiental – PRA, instituídos pelo Novo Código Florestal.

Foi apresentado o passo a passo desde a abertura do cadastramento ambiental destinado a todas as áreas, com utilidade rural. O Cadastro Ambiental Rural é o registro público eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais. A finalidade do CAR é ter um completo banco de dados sobre áreas de preservação e promover a regularização fundiária. “Nossa coordenadoria organizou esta palestra com a proposta de explicar aos técnicos ambientais um pouco sobre a nossa atuação com o cadastramento dos CARs. Hoje a Comrar trabalha com uma equipe de profissionais, extremamente qualificada, que atende não somente a região de Porto Velho, mas todo o Estado”, afirmou.

A palestra sobre o CAR prendeu a atenção dos produtores. Durante a atividade, os ouvintes fizeram perguntas e tiraram dúvidas sobre a atuação da Sedam na área de regularização rural. A técnica florestal Selma Guaraci de Mello explicou que durante a feira de agronegócio visitou o estande da Sedam à procura de informações técnicas para entender como a Secretaria trabalha com relação à legislação ambiental e atuação nos registros e solicitações processuais “Eu vim aqui para coletar informações e me aperfeiçoar na área, já visitei a coordenadoria de regularização e cadastro ambiental rural e a coordenadoria de licenciamento ambiental. Eu nunca tive acesso a estes profissionais da Sedam porque moro no interior, e aqui nesta feira eu estou tendo  a oportunidade de conhecer os serviços que o Governo de Rondônia oferece através da Sedam” explicou.

COORDENADORIAS

A Comrar oferece atendimento especializado ao público durante a 9ª Rondônia Rural Show Internacional, no estande da Sedam. Além disso, o atendimento continua normal no Escritório Regional de Ji-paraná,  Coordenadoria de Educação Ambiental – Ceam;  Povos indígenas – Copin; Licenciamento e Monitoramento Ambiental – Colmam; Recursos Hídricos – Coreh; Regularização Ambiental Rural – Comrar;  Desenvolvimento Florestal – Codef; Unidades de Conservação – Cuc; Governança Climática  e Ouvidoria.