Justiça suspende proibição do nome "Meta" no Brasil

Publicado 16/03/2024
A A

A empresa de tecnologia "Meta", dona da rede social Facebook, obteve a suspensão de uma decisão judicial que a impedia de usar seu nome no Brasil. A decisão foi tomada após uma empresa brasileira, a "Meta Serviços em Informática", alegar ter direitos sobre a marca.

Em fevereiro, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que a empresa de Mark Zuckerberg parasse de usar o nome "Meta" no Brasil em 30 dias. A empresa brasileira alegou ter o registro e o direito de uso da marca no país, e que, por causa da duplicidade, havia sido citada erroneamente em mais de 100 processos.

A empresa brasileira declarou: "Somos e sempre fomos Meta, marca que dá nome a nossa empresa há 34 anos. Detemos o registro e o direito de uso da marca no Brasil. Acreditamos que as leis e a justiça de um país valem para todos e devem ser respeitadas, independentemente de decisões empresariais de grupos que querem atuar no nosso país."

A "Meta" norte-americana, antiga Facebook, trocou de nome em 2021 em uma reestruturação de marca focada na construção do "metaverso".

A suspensão da decisão judicial permite que a empresa continue usando o nome "Meta" no Brasil enquanto o caso segue em andamento.