Sempba realiza campanha “Ji-Paraná contra o abandono”
Iniciativa é mais uma das ações desenvolvidas pela secretaria

Por Redação
Publicado 15/03/2024
A A
Foto: Assessoria

Com a campanha “Ji-Paraná contra o abandono”, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Sempba), tomou a iniciativa de promover a conscientização da população. O projeto lançado, nesta segunda-feira (11) em frente ao Supermercado Jeedá, é uma ação contínua que tem o objetivo de diminuir o número de cachorros e gatos nas ruas da cidade.   

Para a secretária da Sempba, Vanda Basso, é necessário a compreensão de que os animais precisam de amor e carinho como as pessoas. Ela reforçou que é necessário entender que o cachorro, gato e demais animais não são brinquedos, eles sentem dor, fome, sede e medo. 

A Sempba foi instituída na gestão do Prefeito Isaú Fonseca em janeiro de 2023, com foco na defesa dos direitos, na promoção do cuidado responsável, e na preservação do bem-estar dos animais. Uma das principais atividades da pasta é o serviço de castração, que visa controlar a superpopulação de animais nas ruas e diminuir drasticamente os casos de abandono. 

“A castração não contribui apenas para o controle populacional, mas também traz benefícios à saúde dos animais e da população, prevenindo doenças e evitando os  acidentes no trânsito”, salientou a secretária. 

Referência Animal 

Nas últimas semanas, muitos representantes políticos de Porto Velho, Pimenta Bueno e Ouro Preto do Oeste estiveram acompanhando e conhecendo as atividades desenvolvidas pela secretaria. Na sexta-feira (8), os representantes do município de Cacoal, o secretário municipal do Meio Ambiente (Semma), Edson Vander Lenzi, com a equipe Ana Paula da Silva, Josiel Barbosa, Josilene Mirlene e Denise Maringues da Silva. 

Os visitantes acompanharam as atividades desempenhadas, o espaço onde ficam acolhidos os animais e os esforços significativos da divulgação do crime de maus-tratos e das garantias de bem-estar animal. A secretária avaliou a pasta como pioneira na região norte, voltada exclusivamente para o cuidado dos animais.  

Foto: Assessoria

Fonte: Assessoria