Artesãos da Fundação Cultural foram homenageados pela CMJP
Moção de Aplausos foi entregue para mais de 100 profissionais

Publicado 21/03/2024
A A
Foto: Marcos Gomes

Profissionais de artes manuais da Fundação Cultural de Ji-Paraná (FCJP) foram homenageados pela Câmara Municipal (CMJP) na Sessão Ordinária, desta terça-feira (19), no plenário. Mais de 100 artesãos receberam a Moção de Aplausos, n° 002/2024, pelos serviços prestados no município e pela valorização da cultura na data comemorativa do Dia do Artesão. 

Proposta pelo presidente da CMJP, vereador Welinton Fonseca (MDB), o reconhecimento destacou a contribuição significativa desses profissionais para a economia local e como ferramenta de emprego para diversos empreendedores. De acordo com ele, o artesanato garante oportunidades, por meio de políticas públicas, de renda extra e capacitação de mulheres. 

Para o presidente da FCJP, Adriel Fonseca, é uma satisfação e alegria o reconhecimento desses profissionais, que criativamente produzem artes e reciclam objetos, criando novos produtos. Ele reforçou que a Fundação possui um espaço voltado para esses profissionais, a Casa do Artesão, para o desenvolvimento de oficinas de capacitação.   

Nela são oferecidos cursos de pintura em tecido (básico e avançado), pintura em tecido (barrado falso), pintura em tela, vagonite, ponto oitinho, macramê, bordado em chinelo, bordado ponto reto, desenho artístico (básico e avançado), pirografia, crochê, cestas, trançado com fita e fuxico. 

No saguão da Câmara Municipal, alguns artesanatos e pinturas em telas foram expostas para mostrar os trabalhos dos homenageados. A diretora da Casa do Artesão, Wanilda Santos, informou que os cursos são oferecidos de segunda a sexta-feira, e que os interessados podem ir até o local para se inscrever. 

Foto: Marcos Gomes
Foto: Marcos Gomes