Prefeitura fomenta abertura de novos negócios por meio da Agência de Desenvolvimento
Agência criou cadernos técnicos setoriais que fornecem análises sobre os segmentos e atividades econômicas promissoras em Porto Velho

Por Redação
Publicado 12/03/2024
A A
Foto: Leandro Morais/ SMC

Atrair novos negócios, oferecer assistência aos empreendimentos já existentes e fornecer recursos para que empresas e empreendedores cresçam no município, tem sido uma das principais tarefas realizadas pela Prefeitura de Porto Velho para fomentar as atividades econômicas na capital.

Para potencializar o volume de novos negócios, o executivo municipal criou, em 2017, a Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), um órgão tático cuja atribuição principal é viabilizar a entrada de novas empresas no município, atuando também como agente mediador entre empresários e as secretarias municipais.

Leandro Dill, diretor técnico da Agência de Desenvolvimento, explica que, uma das principais ferramentas para observar as oportunidades de negócio promissoras na capital, foi um estudo realizado pela Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), cujo objetivo foi identificar o potencial e as tendências que possibilitariam o fortalecimento da economia do município.

“Em 2017, a Funpar desenvolveu um estudo socioeconômico do território de Porto Velho. A realização desse estudo foi importante justamente para a gente entender o contexto em que a cidade se encontra, e ele foi o pontapé inicial. A partir disso, uma das conclusões que se chegou foi justamente as linhas vocacionais que o município precisa desenvolver para deslanchar alguns negócios voltados à sua vocação local”, esclareceu Dill.

Após o diagnóstico fornecido pela Funpar, a Agência de Desenvolvimento elaborou oito cadernos técnicos setoriais que fornecem análises sobre os segmentos e atividades econômicas promissoras em Porto Velho, criados através de um convênio entre o Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Os cadernos apresentam oportunidades de negócios voltadas para a inovação e sustentabilidade, com informações estratégicas àqueles que desejam investir em Porto Velho, como dados socioeconômicos, panorama de mercado e potencial de negócios.

As áreas trabalhadas são: agropecuária de baixa emissão; bioeconomia; biotecnologia; concessões de floresta; energias renováveis; florestas plantadas; mineração sustentável e turismo sustentável, e reforçam a busca da Prefeitura de Porto Velho pelo crescimento econômico pautado pela sustentabilidade.

“A Agência tem promovido a cidade de Porto Velho a liderar o debate com relação ao desenvolvimento econômico pautado em uma agenda de sustentabilidade muito intensa. A nossa motivação principal é o próprio potencial da região em relação à bioeconomia. Olhando para o mercado global, nós reunimos esses modelos de negócios por termos ainda uma grande quantidade de recursos naturais não explorados, que podem ser aproveitados de maneira sustentável”, finalizou.

Interessados em conhecer os cadernos setoriais de Porto Velho, podem procurar a Agência de Desenvolvimento para planejar ou tirar dúvidas sobre os modelos de negócio. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no Prédio do Relógio, localizado na avenida Sete de Setembro, número 237, Centro.

Foto: Leandro Morais/ SMC