Prêmios de Inovações na Gestão Escolar e Boas Práticas contemplam profissionais do ensino municipal
Ações estimulam a melhoria na gestão escolar e no desempenho dos professores

Por Redação
Publicado 13/03/2024
A A
Foto: Ana Flávia Venâncio/ SMC

Para alcançar bons resultados em avaliações, que comprovam o aumento do índice de crianças alfabetizadas na idade certa na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem implantado uma série de programas, como o Alfabetiza Porto Velho, e investido na contratação e na qualificação de servidores, melhorado as condições das escolas e também estimulado a melhoria na gestão escolar e no desempenho dos professores, com a criação de premiações.

"É um conjunto de ações e de programas que estamos desenvolvendo, que somados estão ajudando a alavancar os índices educacionais do município e, efetivamente, melhorando o ambiente escolar e facilitando o processo de ensino e aprendizagem. E a criação do Prêmio Inovações na Gestão Escolar e do Prêmio Boas Práticas se juntam a essas iniciativas, como forma de reconhecer os profissionais que se destacam na rede municipal de ensino", afirmou a secretária da Semed, Gláucia Negreiros.

Os dez projetos finalistas em cada premiação, são anunciados no Congresso Municipal de Educação, e contemplados com uma formação/visita técnica fora de Rondônia, para conhecer práticas exitosas no âmbito educacional e posteriormente compartilhar a experiência com a rede municipal de educação de Porto Velho.

GESTÃO ESCOLAR

O Prêmio Inovações na Gestão Escolar foi instituído através da Portaria nº 314, de 22 de agosto de 2022, com o objetivo de valorizar, disseminar e premiar o trabalho das equipes gestoras da rede municipal de ensino de Porto Velho. Por meio de edital, o prêmio é homologado anualmente, tendo sido efetivadas duas edições nos anos de 2022 e 2023.

A finalidade é identificar as práticas de gestão escolar bem-sucedidas, que buscam inovar e contribuir para o melhoramento dos serviços prestados à comunidade escolar, além de disseminar as melhores iniciativas que foram identificadas como práticas de gestão bem-sucedidas e inovadoras dentro e fora da sala de aula.

Para garantir a validade e legitimidade das etapas do concurso, são instituídas, por meio de portarias, três comissões: Comissão Gestora, Comissão Organizadora e Comissão Avaliadora, responsáveis pela gestão, operacionalização e avaliação das etapas previstas no edital.

"É importante destacar que todas as práticas evidenciadas durante as visitas técnicas em outros estados, têm colaborado com a nossa rede municipal. Isso gera engajamento entre outras redes e o conhecimento de estratégias pedagógicas bem-sucedidas, que podem contribuir para as políticas educacionais em implementação", observou a secretária.

BOAS PRÁTICAS

Em 2019, através da portaria nº 222 de 16 de agosto, foi instituído o Prêmio Boas Práticas em 2019, tendo como objetivo reconhecer e valorizar as práticas pedagógicas dos professores das escolas da rede municipal de ensino. Por meio de edital, o Prêmio é homologado anualmente, com cinco edições já realizadas.
Para garantir a validade e legitimidade das etapas do concurso, são instituídas através de portarias três comissões: Comissão Gestora; Comissão Organizadora e Comissão Avaliadora, responsáveis pela gestão, operacionalização e avaliação das etapas previstas no edital. A avaliação acontece em três etapas distintas: Validação das Inscrições, Avaliação do Projeto e Apresentação do Projeto/Ação.

A avaliação técnica é composta de cinco critérios, cujo somatório resulta em nota numa escala de zero a dez, sendo: Relevância Educacional do Projeto/Ação, Caráter inovador, Alcance do maior número de estudantes, Possibilidade de multiplicação e Condições técnicas e financeiras.

Foto: Ana Flávia Venâncio/ SMC
Foto: Ana Flávia Venâncio/ SMC