Defensores da Cultura do município de Rolim de Moura fazem homenagem aos cacaieiros

Publicado 31/07/2021
Atualizado 14/11/2023
A A
Rolim Notícias

 Cacaieiros é o nome dado a pessoas que no início da colonização do Município de Rolim de Moura, vinham de grandes distâncias, ou mesmo de outras cidades, com o intuito de conseguir terras e fincar moradias, e para carregar roupas, mercadorias, tudo que necessitavam nessa empreitada, amarrava as costas algum tipo de saco ou tecidos, que eram chamados de cacaios e facilitava seu carregamento por longas distâncias.

  Assim se iniciou a construção de várias cidades, e o desbravamento de muitas regiões aqui no Estado de Rondônia. Em Rolim de Moura para relembrar e também homenagear essas pessoas foi criado um grupo que todos os anos se reúnem e fazem caminhadas para que os mais jovens tenham conhecimento de como se iniciou o nosso município.

  Esse é um evento cultural que acontece todos os anos, sempre em data próximas ao aniversário da cidade, que acontece no dia 05 de agosto. Nesse ano a comemoração foi realizada na última sexta feira, dia 30 de julho, e contou com pessoas de todas as idades, inclusive pessoas que fizeram parte dessa saga.

  Um dos grandes cultuadores desse movimento e da arte, Carlos Neves, foi recentemente vencedor de um edital da Lei Aldir Blanc, que tem como fim auxiliar e financiar a cultura, ele fez uma estátua em homenagem aos cacaieiros, e que ficará logo no início da Avenida 25 de agosto, na entrada da cidade, doada ao movimento, e que será um dos cartões postais da cidade para quem chega vindo pela RO 010, no sentido da BR 364 para o Vale do Guaporé.