Aprovado por unanimidade o relatório de atividades da Emater-RO no ano de 2023

Publicado 21/03/2024
A A
Foto: Robson Paiva

O conselho administração da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) se reuniu nesta segunda (18 de março) na sala de reuniões da Secretaria de Estado da Agricultura ( Seagri), para analisar e deliberar sobre aprovação do relatório de atividades da entidade no exercio de 2023.

Os dados do relatório foram apresentados pela diretora técnica da Emater-RO, Fabiana Bezerra, que fez uma exposição das informações relativas à assistência técnica, investimentos do governo, e resultados alcançados até o encerramento do exercício em 31 de dezembro de 2023, após a apresentação o secretario da Seagri e presidente do conselho, Luiz Paulo da Silva, propôs a aprovação ou rejeição do relatório ao membros do conselho, em votação aberta, tendo sido este aprovado por unanimidade.

De acordo com o relatório durante o ano de 2023 foram realizados 172.258 atendimentos individualizados de produtores rurais da agricultura familiar, através dos diversos métodos utilizados pelos extensionistas da Emater-RO para orientar os agricultores familiares. Entre estes métodos destacamos cursos, palestras e dias de campos, eventos que têm por finalidade capacitar, dinamizar e estimular a produção da agricultura familiar no Estado.

A Emater-RO dispõe de infraestrura própria, composta por escritórios instalados em todos os municípios e principais distritos, e uma frota próxima de quinhentos veículos, que vem sendo renovada na gestão do governador Marcos Rocha, esta estrutura facilita a execução dos projetos em três importantes dimensões: a econômica, a social e a ambiental. Em relação à dimensão econômica são trabalhados projetos da produção animal e vegetal, envolvendo todos os aspectos da agropecuária, incluindo as diversas criações e processos de transformação da produção, através de agroindústrias ou processamento artesanal.

No que tange o social a Emater-RO conta com um time de extensionistas sociais que atendem as famílias rurais e suas organizações levando ações que facilitam o acesso da população rural às politicas e serviços públicos. Quanto à questão do meio ambiente, os extensionistas atuam na educação ambiental, no cadastramento das propriedades, também elaboram projetos e orientam procedimentos para licenciamentos, para outorga de agua, uso do solo, manejo da vegetação e abertura de instalações para piscicultura e outras.

Entre as culturas agrícolas e pecuárias atendidas pela Emater-RO destacam-se a produção da mandioca, e as grandes culturas de maior peso econômico, distribuídas em todo o estado, especialmente a cafeicultura e a bovinocultura de leite. Estas atividades promovem com maior intensidade a ocupação da mão de obra, e a geração de renda na agricultura familiar. A taxa de retorno estimada para cada real investido no serviço de assistência técnica e extensão rural, segundo o relatório, é de 10 reais e 69 centavos.

Foto: Robson Paiva

Fonte: MP/RO