CAPES cria o Observatório da Pós-Graduação
Ferramenta tem como objetivo disseminar as informações de forma integrada e clara para pós-graduandos, professores e público em geral

Por Redação
Publicado 12/03/2024
A A

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) criou, em 2023, o Observatório da Pós-Graduação . A ferramenta é parte da Plataforma Sucupira, e tem como objetivo disseminar informações de maneira simplificada. No espaço, o usuário encontra painéis com diversos indicadores dos Programas de pós-graduação, instituições, professores, pós-graduandos e produção intelectual.

O Observatório é voltado para diversos públicos. Parte dos usuários é composta por pós-graduandos e professores. Pela ferramenta, é possível fazer buscas por temas. Com isso, por exemplo, um candidato que ainda não entrou na pós-graduação pode procurar  um orientador ou um Programa que trabalhe no assunto sobre o qual deseja  pesquisar.

“O Observatório vem como uma ferramenta nova de busca simplificada e interconectada”, explica Talita Oliveira, coordenadora-geral de Processos de Suporte à Avaliação da Diretoria de Avaliação da CAPES. “Chamamos de Observatório pois é um espaço dedicado à disseminação da informação, de forma transparente e participativa”, completa. Até o momento, podem ser encontrados dados a partir de 2013.

A ferramenta pode ser usada por qualquer pessoa ou instituição que queira fazer uma busca geral no universo da pós-graduação. A intenção também é dar mais visibilidade aos resultados e benefícios da pós-graduação para a sociedade, por meio da formação de pessoal, das pesquisas, teses, dissertações e produções científicas realizadas no País.

Fonte: Agência Gov