Plantio da soja nos EUA salta de 8% para 23% em uma semana
De acordo com o USDA, semeadura no ano passado era de 5%; avanço nos trabalhos faz soja cair na Bolsa de Chicago nesta manhã

Publicado 05/05/2020
A A
Foto: Pixabay

Os contratos da soja em grão registram nesta terça, 5, preços levemente mais baixos na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT). O mercado é pressionado pelo bom andamento do plantio nos Estados Unidos. Os contratos com vencimento em julho de 2020 operam cotados a US$ 8,35 1/4 por bushel, baixa de 1,25 centavo, ou 0,14%, em relação ao fechamento anterior.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou relatório sobre a evolução de plantio das lavouras de soja. Até 3 de maio, a área plantada estava apontada em 23%, contra 8% na semana passada. Em igual período do ano passado, a semeadura era de 5%. A média é de 11%. Analistas esperavam um percentual de 21%.

Nesta segunda, 4, a tensão comercial entre Estados Unidos e China e o fraco desempenho das inspeções para exportação pressionaram as cotações. O mercado teme que novas tarifas americanas sobre os produtos chineses
sejam anunciadas. Isso porque o presidente Donald Trump voltou a criticar a forma como a China conduziu inicialmente a questão do coronavírus. Os operadores temem que as discussões entre as duas economias possam resultar em menor demanda chinesa pela soja americana.

Fonte: Canal Rural