Comandante-geral da PMRO faz visita técnica à autoridades de Segurança Pública e Meio Ambiente

Publicado 18/03/2021
A A

O Comando da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) fez-se presente com autoridades de Segurança Pública e Meio Ambiente, nos dias 16 e 17 de março, a fim de apresentar o trabalho desempenhado pela Corporação e angariar recursos para aquisição de equipamentos e melhorias para a PMRO.

Durante os dois dias de visita, o comandante-geral da PMRO coronel PM Alexandre Luís Freitas de Almeida abordou assuntos importantes em reuniões, palestrando sobre as fronteiras e divisas do Estado, bem como o trabalho realizado diuturnamente pela Polícia Militar nessas localidades, assim como sobre as demais operações realizadas pela Corporação.

O Comando de Operações Terrestres (Coter) foi o primeiro local em que foi realizada visita técnica e de cortesia, assim como uma palestra de apresentação dos desdobramentos estratégicos da Polícia Militar de Rondônia ao General de Brigada Flávio dos Santos Lajoia Garcia, Chefe de Missões de Paz e Aviação/Inspetor-Geral das Polícias Militares.

Na Inspetoria Geral das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (IGPM), durante a palestra ainda foram apresentadas as áreas de abrangência, suas atribuições, constituição e missões que a PMRO desempenha. Com destaque para as ações quanto aos atendimentos de enfrentamento à Covid-19 em Rondônia durante o ano de 2020.

Especializações e aquisições

 

Uma reunião técnica com o Chefe da Inspetoria-Geral das Polícias Militares, Coronel Corbalo e sua equipe, aconteceu após as devidas apresentações para tratar sobre a previsão de cursos pelo Ministério da Defesa e Exército Brasileiro para a PMRO, assim como, para entrega da Portaria n.º 1.485, acesso restrito de 08 de março de 2021, a qual aprovou o planejamento estratégico Institucional de aquisição de produtos controlados pelo Exército Brasileiro, de uso restrito, da PMRO.

Proteção ao meio ambiente

Os trabalhos desenvolvidos no combate ao desmatamento e proteção ao meio ambiente desempenhados pelas forças policiais militares, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) foram enaltecidos e apresentados na reunião que aconteceu com o Ministério do Meio Ambiente.

Operações de combate ao desmatamento na Amazônia Legal, com forças auxiliares como a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), e em operações provenientes do Ministério do Meio Ambiente foram debatidas com o secretário adjunto da Biodiversidade, coronel PMESP da Reserva Remunerada Olivaldi Alves Borges Azevedo.

Combate aos crimes fronteiriços

As dimensões das fronteiras de Rondônia, com países vizinhos e as operações da força pública estadual na fronteira, sua importância e necessidades foram apresentadas durante visita ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, e ao general Augusto Heleno Ribeiro Pereira.

No  encontro do coronel PM Almeida com o general Heleno  foi rememorada a participação da PMRO no Seminário Nacional no ano de 2020, onde o Comandante-Geral palestrou sobre "A atuação das Forças Públicas Estaduais na Fronteira".

Posteriormente, o comandante-geral da PMRO, presenteou o General Heleno com uma Revista da PMRO e ainda condecorou de maneira inédita o general Heleno com a maior Comenda da Corporação, a medalha Forte do Príncipe da Beira.

A Operação Hórus-Vigia e a necessidade do aperfeiçoamento do policial militar que atua na fronteira foi destacado durante reunião com integrantes do Ministério da Justiça, dentre eles  coordenador-geral de Planejamento Operacional, Fernando de Souza Oliveira, a reunião aconteceu na quarta-feira (17).

Os cursos a serem ofertados à Polícia Militar com os recursos federais através do  Fundo Nacional da Segurança Pública foram tratados com o coordenador da Força Nacional de Segurança Pública, coronel Aginaldo de Oliveira. A possibilidade de uma Instrução de Nivelamento e Conhecimento e tratativas sobre o pacto federativo com a Força Nacional foram destacados.

O comandante-geral, coronel PM Almeida, destacou sobre a importância das parcerias com os ministérios para as melhorias e crescimento da segurança pública.  "A PMRO tem realizado grandes operações, e tem se desenvolvido de maneira tecnológica como um dos expoentes nacional, assim como no cumprimento de suas missões em todas as esferas. O ato de firmar parcerias com outros Ministérios de importância para o crescimento da segurança pública do Estado" finalizou o coronel.