Rondônia na lista dos estados com risco alto de incêndio florestal devido à onda de calor
Além do risco de incêndios florestais, outro problema é em relação à saúde da população como risco de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Publicado 18/08/2021
A A

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) disparou, hoje (18), alerta para Rondônia e mais 11 estados brasileiros pela possibilidade de  risco alto de incêndio florestal provocado pelo aumento do calor seguido de baixa umidade do ar. O alerta vale para essa quarta-feira até sexta-feira (20).

Nestes dias, enquanto a massa de ar quente e seca predominar na região, Rondônia pode registrar umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Além do risco de incêndios florestais, outro problema é em relação à saúde da população como risco de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

O órgão cita alguns cuidados que os rondonienses podem ter como “Beber bastante líquido, atividades físicas não são recomendadas, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, use hidratante para pele e umidifique o ambiente e obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”,

O alerta de "perigo" para incêndios foi designado também para os estados de Mato Grosso, Pará, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Maranhão, Piauí, Goiás e Distrito Federal, já que as altas temperaturas combinadas a falta de chuva podem fazer com que as vegetações mais secas.