Embrapa Rondônia divulga propriedades e clones selecionados para participar da Rede de Avaliação de Clones de Café

Por Embrapa
Publicado 28/10/2021
Atualizado 28/10/2021
A A

Por meio do projeto Rede Estadual de Avaliação de Clones de Cafés, que envolve a participação de instituições governamentais e de produtores de café do estado, a Embrapa Rondônia divulga as propriedades selecionadas e clones inscritos para participação no projeto. Foram selecionadas seis (6) propriedades de produtores, distribuídas nas principais regiões produtoras de café no estado. Os principais critérios utilizados na seleção das propriedades foram a facilidade de acesso, logística e disponibilidade de água para irrigação, considerando que essas unidades serão utilizadas como áreas demonstrativas para visitação, treinamento e dias de campo. O plantio das unidades está previsto para março/abril de 2022. Importante destacar que os produtores que estão recebendo as unidades experimentais em suas propriedades não possuem clones inscritos no projeto, visando à idoneidade das avaliações. Já a quantidade de clones por produtor levou em consideração o número de interessados em participar da Rede de Avaliação. Mais informações no telefone (69) 98104-5960 ou no e-mail alexsandro.teixeira@embrapa.br.

Propriedades SELECIONADAS, por região:

Região

Município

Nome da propriedade

Responsável

1

Seringueiras

Rancho do Agronegócio

Josiel Moretti

2

São Miguel do Guaporé

Ezequiel Antonio Fabian

Ezequiel Antonio Fabian

3

Alta Floresta do Oeste

Rancho Gratidão

Dilcionir Antonio Serraglio

4

Rolim de Moura

Chácara Modelo

Gilberto F. Frederico / Jairo Rafael M. Dias

5

Cacoal

João Alves da Luz

João Alves da Luz

6

Cujubim

Sítio ComCafe 2

Edvaldo Sigolu

Propriedades suplentes#, por região:

Região

Município

Nome da propriedade

Responsável

3

Alto Alegre dos Parecis

Sítio Santo Antônio

Elidio Silva Santos

Alta Floresta do Oeste

Sítio bandeirantes

Agnaldo Rodrigues chaves

Alta Floresta do Oeste

Sítio boa esperança

Simão Pedro Bastos Janoski

4

Rolim de Moura

Lucindo Sotelli Carneiro

João Paulo Silva Carneiro

6

Cujubim

Chácara Ouro Verde

Monica Barbosa Lima

#Caso haja alguma desistência/impedimento das unidades selecionadas, entraremos em contato com o responsável das propriedades suplentes, para consultar disponibilidade em receber as unidades experimentais.

Clones INSCRITOS e detentor/responsável:

Clone

Detentor/Responsável

 

Clone

Detentor/Responsável

AR106

Aldnei Raasch

 

AS1

Ademar Schmidt

R152

Ronaldo Guedes de Oliveira

 

AS2

BG180

Adilson Berger

 

AS5

P42

Wanderly Bernabé

 

AS7

CA01

Carlos Alves da Silva

 

AS10

RMD

Fredson Nunes

 

AS12

07

Gilberto Boon / Isaías Volkart

 

05

Geraldo Jacomini

R22

Ronaldo Vitoriano

 

08

S5

Sirley de Riz Salleze

 

25

06

Wanderley Peter

 

G1

130

Alcides Rosa / Ademir Rosa

 

G2

L1

 

G20

01

Gilberto Boon

 

G30

04

 

LB010

Laerte Braun

AGL1

Wender Romário Lopes

 

LB101

RE11

 

LB015

RE22

 

LB30

RE90

 

LB33

41

Anerlei Sérgio Kalk

 

LB68

80

 

LB80

88

 

LB88

244

 

15E

EMBRAPA

156

Valdecir Piske da Silva

 

21E

148

 

22E

P50

 

24E

Repiado[65]

 

27E

N13

Nivaldo Ferreira de Laéthe

 

38E

N14

 

BRS 1216

Cultivares Testemunhas
Registradas MAPA/RNC

N16

 

BRS 2299

N6

 

BRS 2336

N8[G8]

 

BRS 2357

     

BRS 2314

     

BRS 3213

Rede Estadual de Avaliação de Clones de Cafés

O projeto foi lançado em fevereiro de 2021, com a assinatura de convênio entre o Governo de Rondônia e a Embrapa. Para a execução do projeto, o Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (CONDER) aprovou a liberação recursos do Fundo de Desenvolvimento Industrial de Rondônia (FIDER), por meio da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura – SEDI. Equipes da Embrapa Rondônia, Emater-RO, Secretaria de Estado da Agricultura de Rondônia – SEAGRI, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, produtores e viveiristas de café estão integrados nesse projeto, que conta também com o apoio da Câmara Setorial do Café de Rondônia, MAPA e a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – IDARON.

Esse projeto foi elaborado com o objetivo de valorizar os clones de café desenvolvidos pelos produtores de Rondônia e que tem transformado a cafeicultura do estado. É uma forma de oferecer a esses produtores subsídios e informações técnicas necessárias para que eles possam fazer o registro de seus próprios clones no MAPA. Para isso, unimos esforços entre diversas instituições e contamos com a parceria dos produtores para promover essa ação em prol da cafeicultura da Amazônia.

Ao todo, serão avaliados 64 clones de café canéfora, durante quatro safras de produção, em 6 unidades experimentais instaladas nos principais polos cafeeiros do estado. A instalação das unidades está prevista para março e abril de 2022. A área aproximada é de 0,5 hectares para cada unidade experimental. No projeto, serão analisadas diversas características como produtividade e tamanho dos grãos, uniformidade de maturação dos frutos, arquitetura das plantas para mecanização da colheita, rendimento industrial, tombamento das hastes, qualidade de bebida, resistência à nematoides, tolerâncias a pragas e doenças. Toda a mão de obra para instalação, condução, manejo, tratos culturais e colheita da unidade experimental de café será de responsabilidade do produtor, que receberá insumos agrícolas e assistência técnica, previsto no orçamento do projeto, para execução dessas atividades. Com exceção das amostras coletadas para realização das análises agronômicas, todo o restante da colheita será de usufruto do produtor. Ao final do projeto será elaborada uma ficha técnica para cada clone avaliado, com as informações agronômicas e qualitativas, que serão disponibilizadas aos produtores responsáveis que desenvolveram cada clone – detentores do material genético. De posse destas informações, o produtor poderá realizar o registro do material genético junto ao Registro Nacional de Cultivares – RNC, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. As cultivares poderão ser recomendadas para todo o estado, fortalecendo ainda mais a cafeicultura na região.

Fonte: Embrapa