Representantes da Federação dos Produtores da Província de Beni são recebidos na Idaron, em visita cortesia

Por Idaron
Publicado 28/10/2021
Atualizado 28/10/2021
A A

Representantes da Federação dos Produtores da Província de Beni (Fegabeni), Bolívia, foram recepcionados na última segunda-feira (25/10), em Porto Velho, pelo presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Julio Cesar Rocha Peres.
Em visita cortesia, o tesoureiro da federação boliviana, Herlan Antonio Ojopi Dorado falou dos avanços no setor pecuário, principalmente na região de fronteira, onde a Idaron colabora fortemente nas ações de prevenção à febre aftosa e combate a outras doenças que acometem os animais de produção.

Levantamento feito por agências especializadas apontam a pujança do setor pecuário nas províncias que localizam-se fronteiriças ao Brasil. Em algumas regiões, milhares de cabeças de gado, numa produção extensiva, desafiam a seca e falta de chuva, dificuldades que são vencidas com a tecnificação da atividade.

Outro desafio, esse também enfrentado por produtores em Rondônia, é a expansão da pecuária aliada a preservação da Amazônia. Sobre essa questão, o presidente da Idaron defende a promoção da intensificação racional do processo produtivo, fortalecendo pequenos e médios produtores. “O produtor quer rentabilidade, produzir gastando pouco. Para isso é necessário aproveitar o potencial das pastagens e adquirir uma visão empreendedora, considerando nosso grande diferencial, que é o boi verde”, salienta.

Hoje a Bolívia conta com um rebanho bovino que ultrapassa as nove milhões de cabeças e vem se fortalecendo como um grande parceiro comercial de Rondônia. “Por isso a parceria firmada entre a Idaron e o serviço veterinário da Bolívia é tão importante, porque estabelece uma integração não só de assistência na prevenção às doenças, mas também tecnológica, para que mantenhamos os rebanhos sadios e produtivos em toda a bacia amazônica”, destaca Julio Cesar.

Fonte: Idaron