Caso Yan Philippe: Porto Velho perde pontos no Pleno do TJD/RO
Julgamento foi realizado na manhã desta terça-feira (5)

Publicado 05/04/2022
A A

O Porto Velho perdeu seis pontos no Campeonato Rondoniense 2022. O motivo é a utilização de Yan Philippe no duelo de estreia da equipe na competição diante do Rondoniense. O Pleno do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJD/RO) acatou a notícia de infração do União Cacoalense e Rondoniense quanto ao caso. O resultado foi unânime 5 a 0 a favor da representação da raposa.

Com o resultado, o clube cai para a quarta posição na colocação da primeira fase. E há a mudança da configuração das semifinais. Agora, o Porto Velho terá pela frente o Real Ariquemes e o União Cacoalense encara o Genus. As disputas são equivalentes ao segundo turno da competição. O pvh não se pronunciou sobre o resultado.

O que se sabe até agora?

Tudo começou em 8 de março. Nesta data, o União Cacoalense protocolou uma notícia de infração disciplinar contra o Porto Velho. O motivo seria a escalação, dada como irregular, do atacante Yan Phillipe na primeira rodada do Campeonato Rondoniense contra o Rondoniense pela locomotiva tricolor. O Rondoniense também havia protocolado o pedido, segundo eles.

O que foi colocado em cheque foi a legalidade do atleta na partida inicial. Yan Philippe havia sido expulso quando atuava pelo Rondoniense contra o Porto Velho em 2021 - o que consta nas súmulas -, pegou dois jogos de suspensão e multa de R$ 200.

Na quinta rodada, 9 de maio, contra o Real Ariquemes, ele não consta na súmula. Na sequência, na sexta rodada, também não aparece na súmula do duelo diante do Genus, em 12 de maio, pela última rodada do campeonato local. Ele foi julgado posteriormente ao estadual.

Portanto, o Porto Velho entendeu que o atleta estaria apto a entrar em campo pela estreia do estadual, por ter ficado de fora de duas partidas do Campeonato Rondoniense 2021. Para os reclamantes, Yan deveria cumprir a suspensão após o julgamento.

Em um primeiro momento, o Tribunal de Justiça Desportiva, de Rondônia (TJD/RO), em um primeiro momento, rejeitou o pedido.

Porém, o União Cacoalense pediu reconsideração. O pedido concluía que “o impedimento ao acesso à justiça da entidade federada é prejudicial à própria competição não apenas à equipe noticiante”. O TJD/RO portanto reconsiderou e houve o julgamento.

Do lado do Rondoniense, a manifestação veio através de nota oficial à imprensa. Nela, o clube explica a cronologia do caso e afirma que o atleta, expulso contra o Porto Velho em 2021, cumpriu suspensão automática no jogo posterior contra o Real Ariquemes e não foi escalado diante do Genus, na última rodada do campeonato em questão por ter rescindido com o clube.

No dia 22 de março, o Tribunal de Justiça Desportiva de Rondônia (TJD/RO) decidiu pelo arquivamento da denúncia contra o Porto Velho. A decisão foi unânime por 5 a 0 em favor da locomotiva.

Por tabela, o Porto Velho manteve os pontos ganhos no gramado. O tricolor corria risco de perda de seis pontos em caso de punição.

Após o resultado, o União Cacoalense entrou com recurso junto ao Pleno do TJD/RO e agora a decisão foi favorável aos representantes da raposa e do azulão.

Enquanto se desenrolava o caso, o Departamento de Competições da Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER) decidiu pela suspensão das primeiras partidas das semifinais do Campeonato Rondoniense. Agora deverá haver um pronunciamento do órgão quanto aos detalhes da próxima fase da competição.

Anteriormente, pelo ranqueamento final da primeira fase da competição, o Real Ariquemes terá pela frente o Genus nas semifinais, equivalentes ao segundo turno. Já o Porto Velho encara o União Cacoalense.

Agora, o Porto Velho terá pela frente o Real Ariquemes e o União Cacoalense encara o Genus. As disputas são equivalentes ao segundo turno da competição.

 

Fonte: G1/RO