Comissão debate Plano Nacional da Juventude Negra Viva

Por Redação
Publicado 17/08/2023
A A

A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quinta-feira (17) para discutir o Plano Nacional da Juventude Negra Viva. O debate atende a requerimento da deputada Luizianne Lins (PT-CE), que é presidente do colegiado.

Ela destaca que, em março, a Secretaria-Geral da Presidência da República, por intermédio da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, instituiu o Grupo de Trabalho Interministerial para a formulação do Plano Nacional Juventude Negra Viva, que visa contribuir com a redução de homicídios e vulnerabilidades sociais que atingem a juventude negra e o enfrentamento ao racismo estrutural.

"Nesse sentido, propomos a realização da audiência pública para que seja apresentado a esta comissão o andamento dos trabalhos, sua execução, perspectivas e desafios, além de ouvir a sociedade civil organizada, os movimentos, lideranças e militantes que possuem uma trajetória histórica na luta contra a vitimização dos jovens negros no Brasil", justificou a deputada.

Convidados
Foram convidados para o debate, entre outros:
- o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo;
- o secretário nacional de Juventude, Ronald Santos;
- o diretor de Políticas de Combate e Superação do Racismo do Ministério da Igualdade Racial, Yuri Santos de Jesus Silva;
- a diretora do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), Tamires Sampaio;
- a coordenadora da UNEafro Brasil, Débora Dias dos Santos;
- o coordenador nacional da Juventude do Movimento Negro Unificado, Lucas Nascimento.