Comissão de Direitos Humanos vai debater condições de presídios e a prática de tortura

Por Redação
Publicado 30/08/2023
A A

A Comissão de Direitos  Humanos, Minorias e Igualdade Racial vai realizar audiência pública nesta quarta-feira (30) para debater as condições das prisões brasileiras e o combate à tortura nesses locais.

O requerimento para a realização da audiência foi apresentado pelo deputado  Luiz Couto (PT-PB) e pela deputada Luizianne Lins (PT-CE). Eles citam dados colhidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na chamada Revisão Periódica Universal (RPU) 2017-2021, que demonstrou que o Brasil "apresenta sérios problemas nesta área e – pior – que sofreu retrocessos relevantes nos últimos anos".

Couto e Luizianne Lins relatam, por exemplo, que a Lei 12.847/13, que instituiu o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, "foi praticamente esvaziada, havendo agora um esforço para recolocar em funcionamento os instrumentos por ela criados".

A RPU é um mecanismo desenvolvido pelo Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), para sistematizar a avaliação da situação de Direitos Humanos em cada um dos seus países-membros.

Foram convidados, entre outros
- o secretário nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Rafael Velasco Brandani;
- a coordenadora-geral de Combate a Tortura e Graves Violações de Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Fernanda Vieira de Oliveira;
- a defensora pública Federal Carolina Soares Castelliano Luceno de Castro;
- a coordenadora nacional da Agenda Nacional pelo Desencarceramento, irmã Petra Sílvia Pfaller;
- o juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça Ednaldo Sésar Júnior.