CPI da Americanas vota relatório final na próxima terça
Relator não incriminou ninguém; alguns deputados discordam do texto apresentado

Por Redação
Publicado 22/09/2023
A A

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que apura fraude na Americanas reúne-se na próxima terça-feira (26) para votar o relatório do deputado Carlos Chiodini (MDB-SC), apresentado no dia 5.

Em seu texto, Chiodini sugere quatro projetos de lei para melhorar a governança corporativa e combater a corrupção em empresas privadas para evitar fraudes.

O relator não apresenta nenhuma conclusão quanto a possíveis responsáveis sobre a fraude contábil de R$ 20 bilhões na empresa varejista, justificando que seria imprudente incriminar responsáveis sem provas conclusivas e com os inquéritos policiais ainda em andamento.

Na última terça-feira (19), os deputados Alfredinho (PT-SP) e Tarcísio Motta (Psol-RJ), em conjunto com a deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS), protocolaram dois votos em separado.

Eles discordam da posição do relator de não incriminar responsáveis pelas fraudes. Os deputados responsabilizam os principais acionistas do grupo Americanas S/A, os administradores das empresas de auditoria externa e instituições bancárias.

Os votos em separado só são colocados em votação se o relatório oficial for rejeitado.

O prazo para a CPI concluir seus trabalhos termina em 26 de setembro.

A reunião será realizada às 15 horas, no plenário 7.