Prefeitura de São Paulo remonta tendas para dias de alta temperatura
Locais vão distribuir água e frutas à população vulnerável

Por Redação
Publicado 09/11/2023
A A

A prefeitura de São Paulo vai montar dez tendas distribuídas pela cidade para entregar água e frutas à população vulnerável em dias de calor intenso. A previsão para os próximos dias é de que os termômetros ultrapassem os 36 graus Celsius (ºC), além de índices de umidade abaixo dos 30% nas horas de maior calor. O serviço, que funcionará das 10h às 16h, começa a ser oferecido nesta sexta-feira (10).

Similar à Operação Baixas Temperaturas (OBT), a ação é ativada quando a temperatura na capital atinge 32 ºC, ou sensação térmica equivalente. Além do atendimento nas tendas, os agentes do município vão incentivar que as pessoas procurem a rede de acolhimento para se abrigar do sol, se hidratar e se alimentar. Uma ambulância ficará à disposição para atendimento.

Segundo o governo municipal, há 25 mil vagas de acolhimento para pessoas em situação de rua, distribuídas em Centros de Acolhida, hotéis sociais, Repúblicas para Adultos, Vilas Reencontro, serviços emergenciais, entre outros.

O encaminhamento para cada serviço é feito “de acordo com o perfil do indivíduo e com a tipologia do serviço, respeitando o histórico da pessoa ou família a ser acolhida”.

As tendas estarão assim distribuídas:

  • Região Central: na Praça da República e na Praça Marechal Deodoro;
  • Região Sul: em Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto, nº 54) e na Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);
  • Região Norte: em Santana (Avenida Cruzeiro do Sul, nº 3.180) e na Vila Maria (Praça Novo Mundo);
  • Região Leste: em Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n), Itaquera (Avenida Musgo de Flor com Avenida Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella);
  • Região Oeste: na Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus).