'ENEM PPL': Quase 1,5 mil detentos vão fazer prova do ENEM em Rondônia
Exame Nacional do Ensino Médio para detentos do sistema prisional e jovens do socioeducativo acontece em 12 e 13 de dezembro

Por Redação
Publicado 15/11/2023
A A
Foto: Ilustrativa - Uchoa Silva/NCS - SEAP - Governo do Pará

O Exame Nacional do Ensino Médio para Privados de Liberdade (Enem PPL) em Rondônia ocorrerá em uma data distinta da prova convencional, nos dias 12 e 13 de dezembro. Um total de 1.421 reeducandos se inscreveram, visando utilizar a pontuação obtida para ingressar no ensino superior.

Os candidatos, com idade a partir de 18 anos e ensino médio concluído, têm a oportunidade de empregar o desempenho no Enem PPL como critério de avaliação. Menores de 18 anos, inseridos no Sistema Socioeducativo, também são incentivados a realizar a prova como um treinamento para se familiarizarem com o processo.

Em termos de preparação, o Governo de Rondônia destaca a disponibilização de aulas e materiais de estudo dentro das unidades prisionais. Além do avanço educacional, os internos recebem o benefício da remição, que consiste na redução de um dia de pena a cada 12 horas de estudo, conforme previsto na Lei de Execução Penal.

As inscrições são conduzidas pelos representantes pedagógicos de cada unidade prisional ou socioeducativa, com os apenados assinando eletronicamente um termo de compromisso junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

O Enem PPL será aplicado em locais apropriados dentro das unidades prisionais ou socioeducativas que aderiram ao exame. O responsável pedagógico é encarregado de determinar as salas de provas dos participantes e a transferência entre as unidades, quando necessário.

Apesar de ser direcionado a um público específico, o Enem PPL aborda o mesmo conteúdo exigido no Enem regular para todos os estudantes que concluíram o ensino médio. Os candidatos realizarão uma redação com um tema diferente da aplicação regular e responderão a 180 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

A divulgação do gabarito está prevista para 27 de dezembro, enquanto os resultados das provas serão informados em 16 de janeiro de 2024, ambos repassados aos participantes pelo responsável pedagógico das unidades prisionais

Após a realização do Enem PPL, os inscritos podem utilizar o desempenho obtido para participar de programas de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Fonte: Assessoria