CIMCERO realiza 4º encontro de secretários e técnicos Viveiristas

Por Redação
Publicado 12/04/2024
A A
Foto: Divulgação

O Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) realiza nos dias 25 e 26 deste mês de abril, o 4º Encontro Regional de Secretários Municipais e Técnicos Viveiristas. O evento será realizado no auditório da Universidade Federal de Rondônia (Unir), campus de Ji-Paraná, com início às 9 horas.

O objetivo é compartilhar conhecimentos técnicos e experiências vivenciadas através do Projeto “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas”, que é realizado pelo CIMCERO em parceria com o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) e está presente em 34 municípios rondonienses.

Para o encontro estão sendo convidados os secretários municipais e técnicos dos viveiros das prefeituras contempladas pelo projeto, além do público em geral. Na oportunidade os participantes receberão palestras sobre a regularização dos viveiros, recuperação de minas e nascentes, produção sustentável de mudas e apresentação do planejamento para o ano de 2024.

O encontro conta com a parceria de diversas instituições e órgãos públicos como Secretaria de Estado e Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Polícia Militar Ambiental, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), Ministério Público de Rondônia (MP-RO), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), Unimed Centro Rondônia e das cooperativas de crédito Sicredi, Sicoob Credip, Sicoob Credisul, Sicoob Fronteira e Cresol.

SOBRE O PROJETO - O projeto “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas”, constrói viveiros para produção de mudas de essências florestais que são usadas na recuperação de áreas degradadas, arborização urbana, revitalização de matas ciliares e nascentes de rios, contribuindo com a preservação do meio ambiente.

Atualmente são 36 viveiros implantados em Rondônia, com capacidade de produção de 4 milhões de mudas, beneficiando 34 cidades do Estado. Os recursos disponibilizados ao Projeto são oriundos das multas aplicadas aos infratores de crimes ambientais. O dinheiro é utilizado revertido na aquisição de sementes junto a diversas associações indígenas de Rondônia, bem como para aquisição de outros materiais necessários a implementação dos viveiros.

Além da aquisição e distribuição das Sementes, o Tribunal de Justiça fornece aos municípios que aderem ao Projeto, a madeira, o sombrite e a sacolinha para desenvolvimento das mudas. O CIMCERO faz a gestão do projeto e as prefeituras disponibilizam a área para construção do viveiro, a mão de obra técnica para o plantio e a distribuição das mudas.

Nos viveiros são disponibilizadas mudas de mais de 50 espécies florestais nativas, entre elas, ipês roxo, amarelo, branco e rosa, aroeira, mogno, cerejeira, baginha, ingá, buritis, açaí e sumaúma.

Foto: Divulgação

Fonte: CIMCERO