Bacharelado em Engenharia Florestal divulga projetos durante a 9ª Rondônia Rural Show

Por Redação
Publicado 25/05/2022
A A

De 23 a 28 de maio, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está participando da 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, que acontece anualmente no município de Ji-Paraná. Na feira de agronegócios, a instituição conta com dois espaços de exposição de projetos. Em um destes espaços está o Curso de Bacharelado em Engenharia Florestal do Campus Ji-Paraná, com diversos projetos desenvolvidos pelos alunos e professores.

Atualmente com cinco turmas e 142 alunos matriculados, o curso do IFRO Ji-Paraná formará a primeira turma de Engenheiros Florestais no final do ano. E esta não é a primeira participação dos acadêmicos e servidores na Rondônia Rural Show, já que desde o ano de 2019 eles apresentam no evento uma vitrine tecnológica. Em 2022, foram instalados no espaço dois experimentos com a espécie Eucaliptus camaldulensis, em espaçamentos e idades distintas. O primeiro plantio tem três anos de idade e foi plantado pelos professores e alunos do 9° período do curso como práticas dentro das aulas.

Diversas aulas práticas já foram realizadas, além de projetos de pesquisa e extensão. Em 2021, foi publicado no periódico Scientia Florestais o artigo intitulado “Primeiro registro do ataque de Costalimaita ferruginea em clones de eucalipto em Rondônia”, um trabalho desenvolvido na área da Vitrine Tecnológica e que contou com a participação de professores e alunos do curso de Engenharia Florestal do IFRO Campus Ji-Paraná, do curso de Pós-graduação em Geoprocessamento Ambiental do IFRO Campus Colorado do Oeste e do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Uberlândia.

Neste ano, durante todos os dias de evento, diversas atividades relacionadas às ciências florestais serão apresentadas pelos alunos no estande da Engenharia Florestal. Entre eles estão o relevo interativo: caixa interativa para simulação de relevo; plano de amostragem de solos para fins de avaliação da fertilidade do solo; interpretação de análise de solos e recomendação de calagem e adubação para a cultura do eucalipto; resistência mecânica do solo à penetração obtida com penetrômetros de impacto e eletrônico; exposição de cores dos solos: por que é importante entender as cores do solo; oficinas de técnicas de plantio e manutenção, de técnicas de mensuração florestal e de identificação de madeira; georreferenciamento de propriedades rurais e topografia; e exposições de produtos confeccionados a partir de resíduos madeireiros, entomológica (pragas florestais) e de produto bioinseticida com extrato da folha de mamona e nim.

“Os professores e alunos do curso estão se empenhando para apresentar projetos inovadores voltados para as ciências florestais. Rondônia é um estado que possui grande potencial florestal, seja no desenvolvimento da silvicultura (florestas plantadas) ou na utilização de produtos provenientes de florestas nativas, além da recuperação de áreas degradadas e de outros sistemas produtivos como o de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF). Venham conhecer um pouco mais sobre o curso de Engenharia Florestal na 9° Rondônia Rural Show”, convida a Coordenadora do curso, Janice Ferreira do Nascimento.

Fonte: IFRO